Top 5: Perfumes masculinos

Vamos falar de coisa boa? Não, não é a iogurteira Top Therm. Também não é sexo 😂 Vamos falar de perfume? Cheiro é tudo e perfume faz toda a diferença, pro bem e pro mal. Rs Um perfume pode dizer (e diz) muito sobre sua personalidade, sobre quem você é, sobre suas atitudes… Tem pessoas que a gente reconhece pelo cheiro, né? Um perfume pode te lembrar alguém, algum momento, algum lugar… Eu sou super olfativo, completamente apaixonado por perfumes e cheiros.

 

Escolher um perfume nem sempre é uma tarefa fácil, ainda mais para quem não domina muito o assunto, fica perdido com tantas definições; amadeirado, oriental, floral, frutal… E com as infinitas variedades de fragrâncias e marcas.

 

Vamos começar entendendo como funcionam os perfumes. Os óleos essenciais, também chamados de essência, são extraídos da natureza ou fabricados sinteticamente. Após a extração (ou fabricação), os óleos essenciais são misturados ao álcool e água. É assim que nasce um perfume!

Estrutura e Notas Olfativas

 

Já repararam que as fragrâncias mudam na nossa pele, à medida que o tempo passa? Isso acontece porque são compostas por três tipos de notas, exaladas e percebidas pelas nossas narinas em etapas diferentes.

 

As notas olfativas dos perfumes são classificadas de acordo com a ordem em que evaporam: as de saída (ou cabeça), as de coração (ou corpo) e as de fundo (ou base).

  • Notas de Saída (ou de cabeça):

 

Por serem as mais voláteis, são as primeiras sentidas, responsáveis pela impressão inicial do perfume. Leves e frescas, podem ser cítricas (ex: limão, mandarina e laranja) ou herbais (ex: alecrim, menta e erva doce). Duram poucos minutos na pele.

  • Notas de Coração (ou corpo):

 

Evaporam mais lentamente e dão personalidade ao perfume, sendo o corpo da fragrância. São exaladas quando o perfume começa a ser absorvido pela pele. Geralmente, fazem parte desse grupo flores (ex: rosa, jasmin, gerânio) e frutas não cítricas (ex: framboesa e pêssego).

  • Notas de Fundo (ou base):

 

Menos voláteis, fixam intensamente e são as últimas a sumirem. Dão peso e calor ao perfume. Em geral, vêm de madeiras (ex: cedro e pinho), espeçarias (ex: gengibre, noz moscada), resinas (ex: incenso), alimentos (ex: café, caramelo)  e animais (não mais – pois hoje em dia são reproduzidas sintéticamente – como âmbar e musk). Podem ou não ser adocicadas (ex: baunilha e canela).

 

É essa combinação de ingredientes e suas diferentes etapas de evaporação que geram o aroma gostoso que chega ao nosso nariz.  Para facilitar a descrição das fragrâncias, foram criadas as famílias olfativas.

Famílias Olfativas

 

As famílias olfativas são caracterizadas pelas notas (ingredientes) dominantes no perfume. As principais são:

Cítricos

 

Limão, mandarina, bergamota e outros cítricos fazem parte desse grupo, um dos mais populares da perfumaria. Com fragrâncias suaves e refrescantes, engloba tanto perfumes masculinos quanto femininos. Pela alta volatilidade de suas notas dominantes, são indicados para climas quentes e duram pouco na pele.

Frescos

 

Revigorantes,  jovens e calmantes, remetem a folhas verdes e frescas(ervas cortadas, folhas amassadas, grama recém cortada). Podem apresentar notas marinhas.

Frutais

 

Destaca-se o aroma de frutas adocicadas, como pêssego, maçã, lichia, cereja e frutas vermelhas em geral (morango, framboesa, amora e etc). Apesar do apelo feminino, também existem perfumes masculinos nessa categoria.

Florais

 

É a mais famosa e tradicional família olfativa, à base de flores como jasmim, lírio, rosas e gardênias, na qual são preparados verdadeiros bouquets(ou só uma flor prepondera). Mais de 50% das fragrâncias femininas caem no floral, incluindo as mais clássicas.

Orientais (Adocicados)

 

Notas mais aveludadas e quentes(frequentemente adocicadas) fazem parte dessa família, como âmbar e baunilha. Os perfumes orientais costumam ser fortes, sensuais e elegantes, mas também pesados. Como as notas de base são a chave da fragrância, têm ótima duração.

Amadeirados

 

Caso não consiga visualizar mentalmente um cheiro “amadeirado”, lembre de uma sauna seca ou de uma lareira. Em maioria masculinos, os perfumes amadeirados costumam ter fragrâncias mais secas (como pinho e sândalo).

 

Muitos perfumes possuem denominação dupla ou tripla.A primeira palavra diz respeito ao apelo principal. A segunda e a terceira, às notas complementares. Um “Floral Amadeirado”, por exemplo, une a suavidade do aroma principal de flores ao toque quente dos amadeirados.

Concentração

 

A quantidade de essência diluída no álcool e na água influencia na intensidade e duração da fragrância. Quanto à concentração, os perfumes são classificados em:

  • Perfume:

 

Possui entre 20% e 40% de óleos essenciais em seu volume total, sendo a forma mais “pura” e concentrada de perfume. Propicia intensa fixação na pele. É raro no mercado e o preço geralmente é elevado. Na pele, dura 12 horas ou mais.

  • Eau de Parfum:

 

É o próprio “perfume”, diluído num volume maior de água (eau em francês), de 11% a 15%. Dura de 6 a 8 horas.

  • Eau de Toilette:

 

Mais suave, os índices de concentração da essência ficam entre entre 6% e 10%. O máximo de fixação alcançada é 6 horas.

  • Eau de Cologne (Colônia): 

 

É leve, com baixa concentração de óleos essenciais na mistura (de 3% a 5%). Dura, em média, 2 horas.

  • Splash:

 

Refrescante, tem menos de 1% de essência em seu volume. Dura menos de 2 horas.

 

Meu tipo de perfume preferido é o Oriental, mas prefiro quando associado a outra família olfativa mais suave. Porque ninguém aguenta tanto doce em excesso hahaha. Então uso uma única borrifada em áreas que transpiramos menos, como nuca, pulsos e atrás das orelhas.Aplicando o perfume na parte posterior do corpo, onde não ficarei em contato com a fragrância o tempo inteiro, diminuo consideravelmente a chance de enjoar dela (e ter crises de rinite rs).

 

Vamos, finalmente, ao TOP 5 dos meus perfumes favoritos. 😀

 

1. Armani Code – Giorgio Armani

 

Oriental, amadeirado e fresco, com notas de bergamota, laranja, limão (saída), anis estrelado, flor de Oliveira e Madeira Guaiac (coração), Fava Tonka, couro e almíscar (fundo). Clássico. Maravilhoso para usar à noite. É a opção ideal para ir à festas. Cheiro marcante e inesquecível que transmite segurança e poder. Você pode estar vestindo um moletom que vai se sentir poderoso. De longe meu preferido. Não fico sem. Fixação 4/5. Eau de toilette

perfume_armani_code_men_masculino_125_ml_edt_armani_code_1260_1_20161118091512
Armani Code

2. Play Intense – Givenchy

 

Oriental amadeirado, com notas de bergamota e tangerina (saída), notas de café, Amyris e pimenta rosa (coração), e notas de Vetiver e Patchuli (fundo). Outro maravilhoso para usar à noite, seja uma noite quente de verão ou uma noite fria. Um perfume moderno e atemporal, sensual e vibrante. Ótima opção para ir à balada ou sair para beber com os amigos. Cheiro agradável e envolvente. Fixação 4/5. Eau de toilette

play-intense-masculino-eau-de-toilette-50ml
Play Intense

3. In2u – Calvin Klein

 

Um perfume essencialmente jovem. Amadeirado oriental refrescante, efervescente e exuberante, com notas de tangerina, lima e folhas de pomelo (saída); pimenta, folhas de shiso e cacau (coração); musk, cedro branco e vetiver (fundo). CKIN2U Him penetra com a refrescância da lima e folhas de pomelo, continua com o delicioso cacau e termina na combinação perfeita da mistura de almíscares, polissandro, madeiras e vetiver. Acho um tanto quanto doce, mas é suave e eu adoro. Casual, é  ideal tanto para o dia quanto para a noite. Fixação: 4/5. Eau de toilette

1018253_66b1a_5-6af8f
CKIN2U

4. 212 VIP – Carolina Herrera

 

Mais um oriental amadeirado pra lista rs. Um coquetel explosivo, doce e fresco, um vibrante aroma para a noite. Quem não curte um perfume doce, dispense. A combinação perfeita entre limão tahiti, caviar, pimenta, gengibre e Passiflora (saída), vodka, gin e hortelã (coração), Âmbar, couro e notas amadeiradas (fundo). Fragrância marcante e sofisticada. Fixação: 4/5. Eau de toilette

Herrera212VIPMenEaudeToilette-100ml_800x1000
212 VIP

5. ZAAD – O Boticário

 

Amadeirado. Ótima opção nacional, é o único Eau de Parfum da lista. Com notas marcantes e sedutoras, traz a união de notas cítricas nobres com especiarias em um fundo ambarado, que evoca sofisticação e elegância. Notas de saída: Bergamota, Coriandro, sementes de Zimbro e notas verdes. Notas de coração: Cedro, cravo, noz moscada e Patchouli da Indonésia. Notas de fundo: Âmbar, musgo, musk e sândalo. Mais indicado para a noite e inverno. Fixação: 5/5. Eau de parfum

21770-zaad
ZAAD

 

Perfume é comigo mesmo, tem outros tantos que também amo mas não listei aqui, quem sabe num próximo post. E você, qual seu preferido? Tem alguma sugestão diferente? Me conte nos comentários 🙂

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s