6 truques para acabar com as olheiras

Se você tem, deve estar tentando se livrar delas; e se não tem, morre de medo que elas apareçam, tô certo ou errado? 😂 As olheiras são um problema que aflige muitos homens (e mulheres) e pode afetar, e muito, a aparência e autoestima. Mas para nossa felicidade existem algumas maneiras simples de tratá-las, ou ao menos amenizá-las.

A causa mais comum das olheiras é a dificuldade de circulação sanguínea na área abaixo dos olhos, o que leva a um aspecto inchado ou levemente roxo. Outro motivo é a perda de tecido subcutâneo que pode acarretar numa aparência de olhos fundos. Abaixo listei alguns truques simples, rápidos e baratos que aliviam as olheiras.

  1. DORMIR: Que o principal fator causador das olheiras é o cansaço não é nenhuma novidade né? Portanto, durma (bem)! De 6 a 8 horas por noite, em ambiente escuro e silencioso, de preferência. Não custa nada e faz um bem danado!
  2. BEPANTOL ou HIPOGLÓS: Isso mesmo, aquela pomada de passar na bunda de neném. Basta aplicar uma camada fina na região abaixo dos olhos antes de dormir. Simples assim. Esse truque é mais preventivo, pois a pomada vai hidratar a pele, evitando o aparecimento das temidas olheiras. Mas serve também como forma de amenizá-las. Melhores resultados se utilizada com frequência. Barato e certeiro.
  3. COMPRESSA FRIA DE CAMOMILA: Sabe aquela história de compressas geladas com chá de camomila? Então, funciona. Mas em olheiras suaves pois trata-se de uma medida paliativa. Mas por que gelada? Por que camomila? Simplesmente porque ajuda a contrair os vasinhos e acalmar a pele. Fazer antes de dormir e ao acordar, por uns 10 minutos. A idéia desse “método” é proporcionar um efeito de vasoconstrição na região, então caso você não tenha camomila, serve apenas água gelada. *Outra dica que também é válida é COLHER DE METAL GELADA. Basta pegar duas colheres, deixar por uns 20 minutos no congelador e depois colocar sobre as pálpebras inferiores. Quase o mesmo resultado da compressa!
  4. PEPINO: Sim, o pepino! Não é coisa de novela, ajuda a suavizar as olheiras mesmo; mas é outra medida paliativa, caso a coisa esteja preta (literalmente) não terá um resultado muito satisfatório.  Corte-o em fatias grossas e coloque-as na geladeira por cerca de 30 minutos. Após esse período, coloque as fatias sobre a área afetada  por 10 minutos. Depois lave o rosto com água (obviamente). O pepino é constituído, em sua maioria, por água, além das vitaminas C e o ácido fólico, agindo como regenerador celular e vasodilatador. Vale lembrar que só surte efeito se feito com frequência, não é algo imediato.
  5. MASSAGEM: Massageie a região abaixo dos olhos com a ponta dos dedos por 15 minutos, uma ou duas vezes ao dia. Ela age como uma drenagem linfática facial e tem o objetivo de estimular a circulação sanguínea. Utilize óleo de amêndoas ou outro similar.
  6. CREME TCHAU OLHEIRAS da Quem disse, Berenice?: Bom e barato, ele estimula a circulação sanguínea na região da área dos olhos, fazendo com que o sangue circule mais e drene mais os pigmentos roxos das olheiras. Ao drenar mais rápido e estimular a circulação, o inchaço (bolsas) e a cor arroxeada diminuem. Só colocar um pouquinho do creme na ponta dos dedos e aplicar na área dos olhos, pela manhã e à noite.

    tchau-pras-olheiras_814498
    Creme tchau olheiras – Quem disse, Berenice?

 

Se nenhum desses truques funcionar, apele pro bom e velho corretivo. É ele que faz milagres! Quantas vezes estava destruído por não ter dormido direito ou virado a noite e pedi socorro pra ele?! kkk Mas não vai querer cobrir toda a olheira. É só pra dar uma amenizada. Senão fica artificial e não rola. Basta colocar um pouco no dedo e aplicar.

Dica do melhor corretivo da vida: Smashbox High Definition Concealer

 

Smashbox High Definition Concealer

 

Essa marca é incrível e esse corretivo é simplesmente o melhor, ele tem acabamento natural e fica perfeito em fotos e vídeos. O único problema é que não é fácil encontrar no Brasil, só comprando pela internet (encontra no Mercado Livre).

 

Existem também soluções mais radicais (e dolorosas) como laser (olheiras escuras causadas por vasinhos) e preenchimento com ácido hialurônico (olheiras profundas causadas pelo afinamento cutâneo). Quanto ao primeiro, não posso dizer muita coisa pois nunca experimentei, mas já fiz o segundo uma vez e posso dizer que dói. Muito. 😂 Mas é bem simples e tem excelente resultado, resolve o problema na hora e dura em média uns 6-7 meses. O ácido age na reposição de volume da pálpebra inferior, o que disfarça a aparência de olhos fundos e ainda melhora pequenas rugas.

Também é muito importante tomar alguns cuidados para evitar as olheiras:

  • Beber bastante água e manter a pele sempre hidratada.
  • Reduzir o consumo de sal, pois ele tende a causar inchaço devido a retenção de líquidos.
  • Manter uma alimentação equilibrada, a deficiência de vitaminas e antioxidantes pode prejudicar sua circulação e acelerar seu envelhecimento.
  • Praticar exercícios físicos: Exercitar-se melhora seu sono, aumenta a circulação sanguínea e elimina toxinas, além de dificultar a retenção de líquidos.
  • Evitar álcool e cigarro: Bebidas alcoólicas desidratam o organismo e privam a pele de nutrientes e vitaminas, já o monóxido de carbono da fumaça do cigarro reduz o fluxo sanguíneo, deixando a pele ressecada e opaca; e nem é preciso dizer o quanto isso tudo contribui para o aparecimento de olheiras né.

 

Ficou alguma dúvida? Usa algum produto específico ou conhece alguma outra dica, algum truque? Me conte nos comentários! 😉

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s